segunda-feira, 9 de junho de 2008

Juca, um sábio morador do Jardim Saveiro

O nosso pesonagem desta Edição, é Juca, um sábio morador do Jardim Saveiro, que relata em sábias e poucas palavras, uma vida dedicada a construção de embarcações artezanais, onde carrega consigo toda a filosofia de um grande mestre.
Juca nasceu em Biguaçu e tem muito orgulho desta abençoada terra, de onde sempre tirou o sustento de sua família. Aprendeu a profissão de Carpinteiro Naval com seu avô e seu pai, quando ainda criança e carrega consigo muitas histórias.


Sua casa situa-se a beira da Praia, no Bairro Jardim Saveiro, onde é querido por todos, pois conhece o seu espaço, convive bem com as diversidades de sua visinhança e especialmente, adora crianças.
Todos os dias encontramos Juca ladeado dessas crianças, que adoram brincar a beira do mar, onde jogam o seu futebol, brincam de pegar, dentre outras brincadeiras lúdicas, criadas por elas mesmos


Um Grande Sonho


Juca revela um grande sonho, que em breve deseja tornar realidade: "criar na beira mar de nosso bairro, um espaço recreativo para essas crianças que vivem na ociosidade". Algo simples e funcional, onde elas tivessem um lanche para comer, um playground, uma quadra esportiva e organizada na areia, dentre outros.
Em 2005, Juca foi procurado para apoiar o projeto KARATÊ-DÔ, MINHA VIDA!, realizado pela Academia Hasse, situada neste Bairro, onde foi solicitado para reunir 25 crianças para praticarem a arte do Karatê-Dô gratuitamente. Em poucos dias ele reuniu as 25 crianças e o trabalho foi se proliferando e a medida que aqueles iam se graduando, mais iniciantes passaram a integrar este projeto.
Hoje são mais de 100 crianças e adolescentes praticando durante todo o dia o Karatê-Dô na Academia Hasse através deste projeto, que somente não expande mais, por falta de recursos, pois são mantidos pelos próprios professores, conforme a matéria sobre o nosso Projeto de aulas Capoeira com o instrutor Algodão.

"Juca, os frutos deste trabalho já estamos colhendo e estes serão as sementes do futuro"

Nenhum comentário: